Muitas vezes nos perguntam, “Preciso mesmo trocar meu computador?” Seguido de frases como: “Mas ele está funcionando tão bem para o que eu faço, acho que ainda me atende” e outras coisas do tipo.
Mas afinal qual é a vida útil de um equipamento de TI?
Levando em consideração que equipamentos de TI podem funcionar por anos sem apresentar problema é importante definir o que é vida útil neste caso.
Vida útil está diretamente liga a capacidade do produto continuar a entregar os recursos originais, a falta de peças de reposição, a falta de segurança no seu uso e a inviabilidade econômica do reparo.
Se o equipamento é essencial para o funcionamento do seu negócio ou para o desempenho de suas atividades profissionais e está apresentando problemas, pode estar na hora de trocar este equipamento. Ou seja, pode estar no final de sua vida útil.
De maneira geral, quando se trata de equipamentos de TI, os fabricantes falam em 3 a 5 anos de vida útil, mas acho que todos nós já vimos vários produtos funcionando e atendendo perfeitamente suas necessidades de uso com muito mais idade do que isto.
Uma coisa é certa, existe um momento que ele se torna obsoleto e passa a trazer mais problemas que benefícios, e este é o momento da troca.
COMO PROCEDER
Faça um levantamento detalhado dos equipamentos de TI, marca e modelo, desempenho, utilização, necessidades, etc.
Se não tiver pessoal capacitado dentro da própria organização, contrate uma empresa isenta que não esteja interessada em apenas vender novos equipamentos.
Algumas perguntas básicas precisam ser respondidas:
♦ Depois de todos estes anos de uso, o equipamento ainda funciona de maneira adequada para o que precisamos?
♦ Se este produto apresentar defeito conseguiremos peças de reposição? Se “sim” em quanto tempo?
♦ O custo da peça de reposição e o custo da mão de obra técnica, torna o reparo viável?
♦ A empresa possui recursos financeiros para a troca destes equipamentos?
♦ Se o equipamento apresenta funcionamento inadequado ou baixo desempenho, o quanto isso afeta as atividades de quem precisa dele?
♦ O sistema operacional ou aplicativos instalados neste equipamento ainda são suportados pelo fabricante? Recebem atualizações de segurança constantemente? Esta pergunta, por si só, muitas vezes já demonstra a necessidade da troca.
Esta é uma análise simples que serve para orientar a compra ou não de novos equipamentos.
É importante lembrar que existe a possibilidade de atualização dos componentes internos de um determinado equipamento, mas este procedimento quase sempre não se mostra interessante por apresentar uma relação custo / benefício ruim.
COMO COMPRAR NOVOS EQUIPAMENTOS
Ao escolher novos equipamentos leve em consideração:
♦ A real necessidade de utilização. Não existe nenhuma necessidade de adquirir um computador com excelentes recursos, se seu destino é usar aplicativos básicos de escritórios e acesso à Internet apenas.
♦ Equipamentos baratos e de fraco desempenho tendem a ter vida útil menor;
♦ Fuja de equipamentos com pouco ou nenhum tempo de garantia. O ideal é que a garantia acompanhe o máximo possível da vida útil do equipamentos;
COMO DESCARTAR EQUIPAMENTOS OBSOLETOS
Produtos eletrônicos não podem ser considerados lixo comum, pois podem causar danos ao meio ambiente e ao próprio ser humano, uma vez que possuem produtos tóxicos em sua composição.
Portanto os equipamentos obsoletos de TI devem ter uma destinação correta, quando não servem mais.
♦ Doação para associações de inclusão social, entidades assistenciais ou de caridade;
♦ Venda ou doação para empresas de reciclagem que fazem a destinação correta deste material.
♦ Solicitação de coleta para fabricantes de produtos de TI. Empresas de grande porte como Dell, Epson e Lenovo. oferecem uma rotina de retirada destes equipamentos.